Farmácia Popular comunitária: Uma ajuda é sempre bem vinda!

Nos dias atuais, diversas pessoas possuem algumas doenças e necessitam de medicamentos para o tratamento. Porém, na maioria dos casos o acesso a esses medicamentos é dificultado, principalmente por problemas financeiros, pois muitos destes medicamentos são de altos custos e não se encontram disponíveis na rede pública, o que gera dificuldades para o indivíduo aderir ao tratamento correto.

Frente a este cenário, alguns programas sociais foram criados no Brasil e em alguns países para facilitar o acesso aos medicamentos de alto custo para a população mais carente, de baixa renda. Dois programas que possibilitam esse acesso é a Farmácia popular, criada pelo Governo federal em âmbito nacional. Além disso, algumas universidades possuem alguns programas semelhantes ao do governo federal, como é o caso de um projeto criado pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), localizada em Presidente Prudente – SP. Este projeto é conhecido como “Farmácia Comunitária” UNOESTE.

O programa Farmácia Popular foi criado em 2004 para ampliar o acesso a população que possui dificuldades em manter o tratamento medicamentoso devido ao alto custo, sendo assim são ofertados medicamentos para doenças crônicas como hipertensão, diabetes e asma de forma gratuita e/ou com até 90% de desconto. Além dos medicamentos ofertados para essas doenças, ainda são disponibilizados mais 11 itens com desconto para a população. Tendo sempre o objetivo de elevar o bem-estar da população.
Fonte: Ministério da Saúde
O projeto Farmácia Comunitária da universidade UNOESTE de Presidente Prudente- SP, visa atender a população, principalmente às famílias mais carentes da região. Esse estabelecimento é mantido por doações de universitários do curso de Medicina, sendo que também são recebidas doações de toda a comunidade em geral. Os medicamentos doados ao projeto, muitas vezes são adquiridos por meio do trote solidário realizado com os alunos da própria Universidade. São medicamentos lacrados, com prazo de validade em dia, e em condições ideias para o uso. Nas doações, muitas vezes vem diversos medicamentos, muitos de alto custo e que não são ofertados na rede pública.
 Doações de medicamentos 
Fonte: www.unoeste.br/farmáciacomunitaria

Vale lembrar que nem todos medicamentos são disponíveis no local devido depender de doações. Na Farmácia Comunitária, os alunos do curso de farmácia têm a possibilidade de realizar estágios durante o curso, sendo supervisionados pelos professores e coordenadores, e com isso, aprendem na prática a melhor forma de dispensação de medicamentos, bem como dar orientação sobre o uso racional e o descarte correto desses medicamentos, buscando sempre melhorar a atenção farmacêutica.
 
Fonte: www.unoeste.br/farmaciacomunitaria
As pessoas que precisam de medicamentos podem procurar a Farmácia Comunitária da universidade, munidos de prescrição médica, preferencialmente do Sistema Único de Saúde (SUS). O local funciona de segunda a sexta-feira das 7h30 às 12h e das 13h às 17h. Mais informações pelo telefone 3229-1000, ramal 1234.
Estes são apenas dois programas dos diversos disponíveis para a população, sendo tudo feito pensando na população e em seu bem-estar. Não deixe de se tratar quando necessário procure um profissional e ao precisar de um medicamento procure os programas ao seu acesso caso necessário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Doenças crônicas degenerativas: um problema coletivo de saúde pública

Infarto, Hipertensão e Diabetes: doenças crônicas do século

Os riscos da automedicação e descarte incorreto de medicamentos