A prevenção é o melhor caminho.


Os exames preventivos são um dos mais importantes exames para a saúde do homem e da mulher. Eles são essenciais pois permitem a descoberta precoce dos cânceres de próstata, mama e colo de útero. Os exames são simples, e seu diagnóstico precoce tem reduzido as taxas de mortalidade pelos cânceres. Esse sucesso é porque eles podem detectar as doenças antes do desenvolvimento do câncer ou diagnostica-lo precocemente.
Apesar da redução das taxas de incidência e mortalidade por esses cânceres, ainda há um grande número de óbitos anualmente. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), todo ano 2 mil homens morrem no Brasil por não realizarem seus exames preventivos, e segundo o IBGE o câncer de mama e o de colo de útero são os mais comuns encontrados nas mulheres por consequência da dificuldade de acesso a consultas médicas ou desinformação sobre exames preventivos periódicos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a detecção precoce de um câncer compreende duas diferentes estratégias: uma destinada ao diagnóstico em pessoas que apresentam sinais e/ou sintomas iniciais da doença (diagnóstico precoce) e outra voltada para pessoas sem nenhum sintoma e aparentemente saudáveis com exames periódicos, com objetivo de identificar lesões sugestivas de câncer (rastreamento).
fonte: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/arquivos/publicacoes/ExamesPreventivos.pdf


De acordo com o ministério da saúde a recomendação é que todos os homens acima de 40 iniciem os exames preventivos de dois em dois anos. Caso apresente alguma patologia na família, a idade para o começo das ações preventivas deve ser a partir dos 35 anos. Os órgãos de saúde alertam ainda que, acima de 50 anos, a avaliação deve ser feita, no mínimo, duas vezes ao ano. Já as mulheres, no caso do câncer de colo de útero, são recomendadas para aquelas que têm ou já tiveram vida sexual devem submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 64 anos. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos. E no caso do câncer de mama é recomendado para mulheres a partir dos 50 anos até os 69 anos e devem fazer o exame a cada dois anos no mínimo. Para mulheres jovens com até 35 anos o indicado é a ultrassom.
Apesar de existirem muitas campanhas como o outubro rosa e o novembro azul sobre os exames preventivos contra o câncer, a população ainda desconhece a importância ou apresentam preconceito sobre os exames preventivos. É essencial o aconselhamento de todos os profissionais da saúde e o rompimento dos tabus culturais para que possa haver a realização dos exames regularmente e uma maior redução das mortalidades.

fonte: http://unimedpoa.saude.ws/blog/sempre-e-tempo-de-prevenir/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Doenças crônicas degenerativas: um problema coletivo de saúde pública

Infarto, Hipertensão e Diabetes: doenças crônicas do século

Os riscos da automedicação e descarte incorreto de medicamentos